terça-feira, 17 de novembro de 2009

Provinha Brasil



Apliquei a Provinha Brasil hoje (17/11/09), na Escola Municipal Elenivo Souza Oliveira, para os alunos do 2° ano. Teve uma aluna que de 24 questões errou apenas 2, já outro, teve dificuldades em ler e interpretar os textos.
A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos professores e gestores das escolas públicas e das redes de ensino um diangóstico do nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permintido, assim, intervenções visando à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
Dessa forma, os dados coletados e as informações produzidas podem colaborar com o planejamento e o estabelecimento de metas, a escolha dos componentes curriculares que devem ser mais enfatizados, a adequação das estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos e a adoção de medidas políticas pertinentes à realidade de cada escola ou rede.

3 comentários:

luiz claudio disse...

Vanessa, é pertinente sua colocação com relação a Provinha Brasil, fico feliz em saber que você está acompanhando o nível de apredizagem de seus alunos por meio destes diagnósticos, gostaria de parabenizar-te pela menina que acertou as 22 questões, e te falar que o outro que teve dificuldade em ler e interpretar os textos que você não se assuste, tenho certeza que tu com teu jogo de cintura vai saber dar a volta por cima e superar estas dificuldades. bjs!!! cláudio rsrsr.

Anjos disse...

É interessante as questões abordadas na Provinha, principalmente os gêneros textuais.

iza disse...

E Vanessa, o natal é tempo de comemorar com as pessoas mais próximas e essenciais na nossa vida,que são a família e os amigos.E este ano temos um motivo a mais para acomemoramos, que é a realizaçõa do nosso sonho,a Ufba em nossas vidas.