terça-feira, 24 de novembro de 2009

Li, Assistir e Recomendo o livro/filme O Leitor

O adolescente Michael Berg, interpretado por Ralph Fiennes, conhece Hanna, (Kate Winslet) uma estranha com o dobro de sua idade, ele vive as primeiras experiências amorosas com ela até que esta, subitamente, desaparece da sua vida. Alguns anos mais tarde, quando ele, já um estudante de direito, a revê, num tribunal sendo julgada por crimes de guerra. Ela esconde um segredo.
A temática do filme tem tudo a ver com um problema atual que se passa no Brasil que é o direito à verdade sobre o que ocorreu nos bastidores da ditadura. O filme/livro retrata um processo envolvendo o julgamento de algumas mulheres nazistas que foram guardas da SS em campos de concentração no final da guerra e, nessa qualidade, foram responsáveis por muitas mortes, especialmente de judeu e uma das acusadas é Hanna.

Enfim, recomendo tanto o livro quanto o filme O Leitor. E só assim, descobrirás qual é o segredo tão temido por Hanna.

2 comentários:

vandicleia carvalho disse...

Oi Nessa!
Obrigada pela visita.
Espero que os telefones sejam muito úteis mesmo em sua vida. Assim como está sendo na minha. Fiz questão de linkarcada número, pois assim é mais fácil para ligar de qualquer lugar.
Bjs Vandi

vandicleia carvalho disse...

Já tive a oportunidade de assistir o filme. Espero em breve ler o livro.
No filme, dirigido poelo diretor Stephen Daldry,pude perceber
que existem dois tipos de prisão: A prisão convencional, à qual que estamos atrás das grades, onde fomos julgados e e condenados pela lei. E aprisão emocional, a da repressão, da castralção, das interdições. Quem julga e condena é o próprio prisioneiro.
Hannah e Michael também estão presos. Penso que eles lutam para sair dessa prisão e não conseguem. Afinal Michael é um pai muito distante.

Bjsssss