segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Alfabetização


A aula de alfabetização com a professora Liane foi muito proveitosa. Nós Mostrou a diferença entre o metódo de alfabetização tradicional, copiar, decorar, silabar, soletrar e o método construtivista que não é um método para a prática pedagógica. O construtivismo contribui para o entendimento da forma como ocorre o aprendizado, e, nesse sentido, influência na definição dos objetivos da educação formal e na formulação da intervenção pedagógica. Resumindo, no método construtivista a criança pensa.

Gostei principalmente das leituras literárias, sugerindo uma variedade de atividades que podemos levar para nossos alunos, incentivando-nos, a levr para sala de aula diversos tipos de textos, revistas, jornais, livros, e outros tipos de literatura.

2 comentários:

Elinea Muniz disse...

Olá Vanessa,

Realmente, o costrutivismo é uma concepção que se apropria dos sentidos, onde os alunos são capazes de criar, pensar e reinventar. Enquanto a concepção empirica esta baseada na repetição, copia e na decoração.

Elinea Muniz

iza disse...

Alfabetizar,é uma tarefa que requer muito preparo e dedicação.Pois é a fase que os alunos descobrem a leitura e a escrtita em suas vidas.Daí a relevância,do professor está buscando atividades e métodos diversificados, para propôr a eles possibilidades de desenvolverem e avançarem na leitura e escrita.Por isso a leitura é importante nesse processo,porque quem não lê consequentimente terá dificuldade na escrita.