quarta-feira, 16 de junho de 2010

Refletindo sobre o filme Anjos do Sol

Fiquei chocada com o filme do cineasta Rude Lagemann, Anjos do Sol, baseado em fatos reais mostrando a prostiuição infantil no Brasil, a miséria sócial e humana. Familias pobres que vivem no interior da Bahia acabam sendo alvos fáceis, vende suas filhas pensando que vai lhes proporcionar algo melhor na vida e o que encontram? Miséria, são consideradas como uma mercadoria ao ponto de serem leiloadas, depois são abusadas, espancadas, aprisionadas sem direito a nada, tendo que fazer programas com vários homens em uma mesma noite. Algumas se acostumam com essa vida, elas pensam que a vida é só aquilo e que não terão oportunidades diferentes.
Lendo o livro Mulheres Livres, nos deparamos com várias realidades chocantes, inaceitáveis e ficamos pensando como isso é permitido em tal país? ao assisti Anjos do Sol, me dei conta que essas realidades sociais estão aqui do nosso lado, na nossa cidade, no nosso país e o que fazer para combater, para ajudar as nossas crianças, quando às vezes os pais se fecham para essa realidade? A filha é abusada pelo pai/padrasto e a mãe finge que não vê.
Até quando vamos nos calar diante de uma realidade tão cruel, tão absurda?


terça-feira, 15 de junho de 2010

Mulheres Livres

O Gelit com o livro “Mulheres Livres” me emocionou bastante com histórias de vida de mulheres que lutam pela liberdade, igualdade e respeito. Em países que tem costumes ou, em nome de honras. Um dos capítulos que mais me chocou foi o da mutilação contra a mulher e a forma que são mutiladas normalmente pelas mulheres mais velhas, raramente usa anestesia, executado com instrumentos de corte como tesoura, faca, caco de vidro... não esterilizados.
As conseqüências são grande, algumas contrai infecções, tétano e chegam até mesmo a morte, outras ficam infértil. Essa prática é permitida pelos pais, para casarem suas filhas. Um dos principais objetivos para a prática é manter a mulher submissa ao homem. A circuncisão impede a mulher de sentir prazer na sua totalidade.
Algumas mulheres lutam bravamente para defender seus direitos, seus ideais. Sabemos que ainda existem muitos preconceitos em relação ao sexo feminino, muitas conquistas partiram de mulheres corajosas, que não abaixaram a cabeça no primeiro obstáculo.