segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Refletindo sobre o tempo

Ás vezes ficou imaginando que o tempo está ficando curto, que os dias da semana diminuiram, que passaram "graxa no eixo do mundo".
Quando eu tinha de 10 a 15 anos de idade, um ano demorava a passar. Hoje, fechamos os olhos e quando abrimos já passou um, dois, três anos... aí dizemos, "como o tempo está acelerado"!
E depois que começei a estudar, é que essa sensação aumentou, a correria está cada vez maior, trabalhar durante o dia e estudar a noite tem sido um desafio para mim. O relógio virou meu inimigo, ele não para e eu vivo, correndo tentando desafiá-lo, querendo ser mais rápida, ele sempre dá de dez a zero em mim.
Preciso aprender a usar melhor meu tempo, vivendo uma coisa de cada vez , aproveitar os momentos presentes, pois são eles quem nos dita o destino.

Essa poesia fecha o que quis dizer acima.

"Tempo"

Deus nos pede do tempo estreita conta!
É preciso dar conta a Deus do tempo!
Mas como dar, do tempo, tanta conta!
Se se perde sem conta tanto tempo?!

Para fazer a tempo a minha conta,
Dado me foi, por conta, muito tempo,
Mas não cuidei do tempo e foi-se a conta...
Eis-me agora sem conta... eis-me sem tempo...

Ó vós, que tendes tempo e tendes conta,
Não o gasteis, por nunca, em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, o terdes conta.

Ah! Se quem esta conta de seu tempo
Tivesse feito, a tempo, preço e conta

Não chorava, sem conta, o não ter tempo.

Anónimo


sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Receita de Alfabetização




Ingredientes:
15 alunos

1 professor

1 sala de aula
1 quadro branco
Pilotos de cores variadas Material didático
Ambiente alfabetizador

Atividades lúdicas

Diversos tipos de textos: contos, poesias, músicas, receita culinária, receita médica, bula de remédios, parlendas, cantigas

Livros, revistas, jornais, embalagens, anúncios publicitários, a gosto.


Modo de preparo:

No primeiro dia de aula, faça um exercício de reconhecimento da turma com dinâmicas e brincadeiras para o aluno se sentir à vontade. É interessante, que a sala esteja decorada com alfabeto, cartazes para que eles ao realizarem suas atividades, tenham uma fonte de pesquisa. Dê para eles manusear, examinar e ler: livros, jornais, revistas, anúncios publicitários a gosto. Nas aulas seguintes, leia em voz alta para o aluno, diversos tipos de texto: Conto, poesia, letra de música, notícia de jornal, parlenda, adivinhação. Quando o aluno tiver dúvidas, deixe-o perguntar e ajudar os colegas. Faça rodas de leitura com várias tipologias textuais e deixe as crianças dramatizar, recontar o que foi lido, recitar poesias, confeccionar e escrever os nomes dos personagens das histórias, tudo isso, com a ajuda do professor. Escreva no  quadro, a história recontada pelos alunos e depois leia para eles. Deixe as crianças se apropriarem da escrita da maneira delas, sem cortá-las e sem dizendo o que estar errado. Se surgir alguma dúvida durante a aplicação da alfabetização e do letramento, aconselha-se estudar mais e planejar melhor, selecionando novas atividades que favoreçam uma alfabetização eficiente.

Receita criada a partir da oficina de Alfabetização com a professora Liane.


O lado Positivo e o Lado Negativo das Tecnologias


Diante do amplo uso de coisas como competências, aparelhos de TV e celulares, não há dúvida de que a tecnologia está presente nos quatro cantos do mundo. E se tornou comum na vida de muitas pessoas, cruzando fronteiras entre ricos e pobres.

O celular é um exemplo de tecnologia, como disse Nelson Preto: “Que quando compramos um celular a última coisa que agente pensa é que serve para falar”. Pois com os modelos de telefones modernos, podemos acessar a internet, enviar e receber e-mail e mensagens de texto, ver TV, ouvir música, tirar foto e é claro, fazer ligações!

Mas toda essa evolução da telecomunicação tem seu lado negativo. Com o uso de celulares, notebooks, é possível encontrarmos pessoas praticamente a qualquer hora e em qualquer lugar. Há também os “viciados” em tecnologias, que tem compulsão em está conectados, para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no mundo.

A tecnologia traz os dois lados o positivo e o negativo, depende de como a usamos, elas precisam ser usadas com sabedoria e responsabilidade para não trazer dor de cabeça.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Li, Assistir e Recomendo o livro/filme O Leitor

O adolescente Michael Berg, interpretado por Ralph Fiennes, conhece Hanna, (Kate Winslet) uma estranha com o dobro de sua idade, ele vive as primeiras experiências amorosas com ela até que esta, subitamente, desaparece da sua vida. Alguns anos mais tarde, quando ele, já um estudante de direito, a revê, num tribunal sendo julgada por crimes de guerra. Ela esconde um segredo.
A temática do filme tem tudo a ver com um problema atual que se passa no Brasil que é o direito à verdade sobre o que ocorreu nos bastidores da ditadura. O filme/livro retrata um processo envolvendo o julgamento de algumas mulheres nazistas que foram guardas da SS em campos de concentração no final da guerra e, nessa qualidade, foram responsáveis por muitas mortes, especialmente de judeu e uma das acusadas é Hanna.

Enfim, recomendo tanto o livro quanto o filme O Leitor. E só assim, descobrirás qual é o segredo tão temido por Hanna.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Provinha Brasil



Apliquei a Provinha Brasil hoje (17/11/09), na Escola Municipal Elenivo Souza Oliveira, para os alunos do 2° ano. Teve uma aluna que de 24 questões errou apenas 2, já outro, teve dificuldades em ler e interpretar os textos.
A Provinha Brasil é um instrumento elaborado para oferecer aos professores e gestores das escolas públicas e das redes de ensino um diangóstico do nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, permintido, assim, intervenções visando à correção de possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.
Dessa forma, os dados coletados e as informações produzidas podem colaborar com o planejamento e o estabelecimento de metas, a escolha dos componentes curriculares que devem ser mais enfatizados, a adequação das estratégias de ensino de acordo com as necessidades dos alunos e a adoção de medidas políticas pertinentes à realidade de cada escola ou rede.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Alfabetização


A aula de alfabetização com a professora Liane foi muito proveitosa. Nós Mostrou a diferença entre o metódo de alfabetização tradicional, copiar, decorar, silabar, soletrar e o método construtivista que não é um método para a prática pedagógica. O construtivismo contribui para o entendimento da forma como ocorre o aprendizado, e, nesse sentido, influência na definição dos objetivos da educação formal e na formulação da intervenção pedagógica. Resumindo, no método construtivista a criança pensa.

Gostei principalmente das leituras literárias, sugerindo uma variedade de atividades que podemos levar para nossos alunos, incentivando-nos, a levr para sala de aula diversos tipos de textos, revistas, jornais, livros, e outros tipos de literatura.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Como trabalhar com Alunos Portadores de Grandes Dificuldades

Na escola em que estou aplicando o projeto tem uma aluna que tem dificuldade na aprendizagem, acho que ela é portadora de algum tipo de deficiência e estudando o livro de Philippe Perrenoud "Dez Novas Competências Para Ensinar". Encontrei um texto que fala das dificuldades que algumas crinaças encontram na escola que ultrapassam as possilibilidade comuns de diferênciação e exigem medidas excepcionais. Que pode em certos casos, considerar uma classe especializada, um apoio pedagógico extraclasse, até mesmo uma forma ou outra de reprovação, ainda que se saiba que sua eficácia é restrita na maior parte dos casos.
No entanto, o ideal seria, em uma organização de equipe, encontrar os recursos para atender a esses alunos, se fosse o caso com ajuda externa mas sem excluí-los. As medidas de integração de crianças deficientes ou psicóticas em classes comuns abriram caminho, assim como às práticas de apoio psicopedagógico integrados à sala de aula, com o interventor e o titular da classe trabalhando juntos, um ou outro assumindo mais particularmente os alunos com grandes dificuldade. Do ponto de vista das competências em jogo, percebe-se que os professores deverão, com o tempo, apropriar-se de uma parte dos saberes dos professores especializados ou dos professores de apoio, mesmo que nem todos exerçam essa função permanentemente. Isso supõe não só competências mais precisas em didáticas e em avaliação, mas também capacidades relacionais que permitam enfrentar, sem se desestabilizar, nem desencorajar, resistências, medos, rejeições, mecanismos de defesas, fenômenos de transferências, bloqueios, regressões e todo tipo de mecanismos psíquicos no decorrer dos quais dimensões afetivas, cognitivas e relacionais conjugam-se para impedir que aprendizagens decisivas comecem ou prossigam normalmente.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Carne e Osso






Perfeição demais me agita
os instintos

Quem se diz muito perfeito

Na certa encontrou um jeito

insosso

Pra não ser de carne e osso.




Gosto especialmente de Zélia Duncan, por isso coloquei o trecho dessa música acima.